Faça sua fábrica de chocolates!

Oi!!!

Então… Eu sei que a Páscoa já passou há um tempãoooo, mas também faz um tempão que eu não faço um post caprichado nesse blog, né?! Eu queria muito compartilhar aqui como foi a minha Páscoa (a ideia inicial era gravar um vídeo), mas a correria foi grande e acabou passando.

Mas o que teve de tão especial nesse feriado que eu preciso contar aqui? Pra quem não sabe, eu e mais duas amigas (Amitra e Isabela), temos um pequeno negócio: nós vendemos docinhos! Há mais de dois anos começamos vendendo docinhos na faculdade, e como fez muito sucesso, começamos a aceitar encomendas maiores e fomos ficando cada vez melhores nisso. Ano passado nos arriscamos nos ovos de colher, e deu super certo! Então esse ano nós repetimos a dose, e eles ficaram melhores ainda! Esperamos ir melhorando a cada ano, mas eu já fiquei muito feliz com o resultado dessa vez. Por isso, vim aqui compartilhar com vocês um pouco de como foi toda essa função, e várias dicas pra quem também pensa em começar a vender qualquer tipo de comida pra arrecadar aquela renda extra, que no final do mês faz toda a diferença!

1- Reserve um dia SÓ pra testes

IMG_7288
Nosso primeiro dia de “testes” em 2017 #desastre

Essa é uma das dicas mais importantes, falo por experiência própria. No primeiro ano que fizemos ovos de Páscoa, as loucas acharam que já eram experts em temperar chocolate e fizeram tudo de uma vez. Quando chegou o dia de rechear… deu ruim! Nós não tínhamos acertado o ponto e o chocolate estava derretendo muito rápido, nós tivemos que refazer tudo. Eu sei que bate aquela ansiedade de querer ver tudo pronto, mas vai com calma, faz um teste, dois ou mais se precisar, por que se der errado de primeira, você já sabe que tem que mudar alguma coisa, e ao invés de ter que refazer 50 ovos, vai ter que refazer um ou dois. No segundo ano, mesmo já sabendo todo o processo direitinho, tiramos o primeiro dia só para testes e foi tudo mais tranquilo!

2- Não aceite mais encomendas do que você pode fazer

Se você, assim como nós, além de fazer ovos recheados, trabalha, estuda e faz um milhão de outras coisas, primeiro confira a sua agenda e veja quantos dias você terá disponíveis para se dedicar aos chocolates. Então, coloque um limite de ovos, de acordo com o que você consegue fazer. Claro que no início é complicado de saber quantos ovos você consegue finalizar em tanto tempo, mas você terá uma ideia quando fizer o dia de testes também! Viu, ele é super importante! Ah, também é importante dar um limite de data para receber novas encomendas, pois você precisa se organizar para comprar os materiais, e sempre tem gente que deixa para a última hora! Eu sei que é tentador, mas se necessário, não tenha vergonha de negar alguma encomenda. Uma boa solução para aceitar encomendas feitas fora do seu prazo, que nós fizemos nos dois anos e deu certo, foi falar ao cliente que só conseguiríamos fazer a entrega na semana seguinte. Algumas pessoas não aceitam, pois querem dar de presente na data certa, mas a grande maioria não se importa, e entende que estão pedindo muito em cima da hora!

Processed with VSCO with a6 preset
Nossos ovos de colher em 2018, evoluíram muito, né?

3 – Limite o número de recheios do seu cardápio

Nós sempre queremos oferecer um grande variedade para que os nossos clientes possam escolher o seu favorito, mas, normalmente, as pessoas acabam optando pelos sabores mais tradicionais. Então, dependendo do número de encomendas que você está disposto a aceitar, selecione os recheios que os seus clientes mais gostam, sem exageros! Em 2017, nós fizemos uma lista enorme com muitas opções para as pessoas escolherem. Além dos sabores de docinhos que nós já fazíamos, acrescentamos outros que fomos inventando, super empolgadas. Aconteceu que teve sabores que as pessoas pediram muito, enquanto outros tinham apenas duas ou três encomendas. Por mais que a gente sempre queira oferecer a maior variedade, nem sempre vale a pena para nós que compramos os ingredientes e fazemos os recheios. Nesse ano, optamos pelos que mais saíram ano passado, e cortamos fora os que foram pouco solicitados. E por incrível que pareça, não houve reclamações por parte dos clientes, afinal os sabores preferidos continuaram!

947199e8-985a-4b58-8d4d-cfcf385b0af8.jpg
Capriche na apresentação!

4 – Cobre um preço justo

Processed with VSCO with a6 preset
Saiba o preço do seu trabalho!

Na hora de fazer os cálculos das contas, não vale só somar o valor dos ingredientes! Tem que contar a luz, o gás, a água, as embalagens, o seu transporte até os locais de compra, o seu tempo, e principalmente a mão de obra. Mesmo assim, é legal você dar uma pesquisada para ver o que os outros estão cobrando, para saber o quanto as pessoas estão dispostas a pagar. Ah, por mais que você deva valorizar o seu trabalho, tome cuidado para não  se comparar com os outros e querer cobrar o mesmo! Você deve saber o valor do seu próprio, isso inclui a qualidade dos ingredientes e a sua habilidade em fazer os ovos. Por exemplo, ano passado nós cobramos um preço abaixo do mercado, pois era a primeira vez que estávamos fazendo e tínhamos medo das pessoas acharem muito caro. Nós recebemos tantas encomendas que tivemos que parar de aceitá-las antes do prazo, trabalhamos muito, os ovos ficaram ótimos, mas a margem de lucro foi pequena. Já esse ano, não apenas reajustamos o preço dos materiais, mas também resolvemos cobrar mais pela nossa mão de obra, já que estávamos com mais experiência e sabíamos que demanda muito tempo (e paciência) na fabricação de cada ovo. As encomendas não bombaram tanto, mas acabamos tendo um lucro melhor, menos correria, menos stress, mais qualidade no nosso serviço e clientes 100% satisfeitos!

5 – Divulgue muito!

Lembra do dia do teste? Pois é, ele é importante para mais uma coisa: tire muitas fotos! Se é a primeira vez que você decide vender, provavelmente não vai ter fotos do seu trabalho, já que nunca fez antes! Além do dia teste servir para ver se tudo vai dar certo, é de lá que você vai tirar seu material de divulgação. Então capriche nas fotos, cuide da iluminação, do cenário, use uma câmera boa (a do celular as vezes é ótima!) e não economize nos cliques! Depois edite as fotos e poste em todas as redes sociais, mande pra todo mundo no WhatsApp e pede pros seus amigos compartilharem! Além das fotos, é legal você montar um “cardápio”, que mostra todos os seus recheios, coberturas, e principalmente valores!

Processed with VSCO with a6 preset
Esse foi eleito entre nós, o ovo mais lindo de 2018! hahah

6 – Tenha sócias com quem você se dá bem!

IMG_7554
Nós já temos até tradição: comer sushi pra comemorar quando acabamos tudo!

Primeiro que pra fazer tudo sozinha, você tem que ter muito tempo disponível, e vai por mim, dá um trabalhão! Mas também não adianta ter parceiras que não tem a mesma empolgação ou os mesmos objetivos. Eu acho super importante ter um ambiente de trabalho agradável, pois vocês vão passar muito tempo juntas e precisa ser divertido! O ideal é ter o mínimo de intimidade com as pessoas que você vai fazer os chocolates, para pelo menos poder dar a sua opinião sem medo, falar se a pessoa fez alguma coisa errado. Ah, e é melhor ainda se, assim como nós, vocês conseguirem dividir as tarefas com o que cada uma gosta de fazer, aí sim fica perfeito!

Processed with VSCO with a6 preset

Essas são as minhas principais dicas pra quem está começando! Ah, e se você não quer vender ovos de colher, essas dicas servem para várias coisas, se você vai vender salgados, bolo, pizza, ou o que você quiser! O importante é fazer com muito amor e não desistir! E se você quiser conhecer um pouco mais do nosso trabalho, é só ir na nossa página Meninas Docinho, que lá tem muitas fotos de várias encomendas, tanto de docinhos quanto de ovos de Páscoa! Espero que tenham gostado das dicas, se quiserem que eu faça um post mais específico sobre cada assunto (recheios, chocolates, quantidades, materiais), me falem nos comentários que eu posso compartilhar o que eu sei!

beijoslu

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s