Dicas de organização que aprendi com Marie Kondo

Marie Kondo é uma famosa personal organizer do Japão e autora dos livros “A Mágica da Arrumação” e “Isso me traz alegria?”. Desde criança ela se interessava por organização, e com base em suas próprias experiências desenvolveu o método de arrumação KonMari, que garante que quem o seguir plenamente não vai ver mais bagunça na sua vida. Eu já li os dois livros publicados e aguardo ansiosamente o terceiro, que já está disponível em inglês (“The life-changing manga of tidying up: a magical story”). Me baseando no método KonMari, fiz uma seleção de 6 dicas que mudaram meu jeito de ver a organização, e fizeram diferença na minha vida!

IMG_0153

1- Primeiro descarte, depois organize!

Uma das coisas mais faladas no livro “A mágica da arrumação”, é o descarte. Ela ensina inúmeras técnicas para nos ajudar a descartar os mais variados itens, inclusive os de apego emocional. Esse é primeiro passo para ter uma casa e uma vida organizada: possuir apenas aquilo que te traz felicidade! Quando nós temos apenas coisas que gostamos, fica muito mais fácil de organizar. Você só vai poder arrumar sua casa depois de ter descartado tudo aquilo que não precisa mais.

2- “Isso me traz alegria?”

Se você decidir iniciar sua maratona de organização seguindo o método KonMari, essa será a pergunta que você se fará constantemente. Ela será o seu guia para definir o que fica com você e o que será descartado. Aprenda a ficar com objetos por que você gosta deles, e não “por que talvez um dia eu precise” ou apenas “por que sim”. Não adianta se perguntar qual foi a última vez que usou aquele item, pois a frequência de uso não significa se ele te traz ou não felicidade. O ato de pegar o objeto nas mão é o suficiente para saber como você se sente sobre ele, eu sei que isso parece maluquice, mas vai por mim que dá certo! Não é um sonho ter uma casa cheia só com coisas que te trazem felicidade?

IMG_0171

3- Saiba a ordem certa

Na hora do desapego, nós normalmente não sabemos nem por onde começar. Marie Kondo indica que ao invés de organizar sua casa baseando-se na localização dos objetos, você os separa em 5 categorias. Esse é o único jeito de você ter noção da quantidade de coisas que possui. Você deve reunir TODOS os itens da mesma categoria no mesmo ambiente, então pode ir lá buscar aquelas roupas que estão para lavar que tem que estar tudo junto mesmo! Nós começamos pelo que temos mais facilidade em descartar, para, no fim, passarmos para os itens mais difíceis.

  1. Roupas – Essa categoria inclui acessórios, sapatos, pijamas, roupas íntimas, roupas de banho, bolsas… Se prepare para descobrir coisas que você nem sabia que tinha!
  2. Livros – Agora é o momento de aceitar que você nunca vai ler aquele livro que está na “fila de espera” há anos…
  3. Papelada– Manuais de instrução que você nem abriu, garantias vencidas, trabalhos e provas da escola/faculdade… Tudo pro lixo!
  4. “Komono” – Significa itens variados, como maquiagens, produtos de beleza, objetos de decoração.
  5. Itens de valor sentimental – Por fim a categoria mais difícil. Cartas, preentes, fotos… Coisas que você acha que “não pode descartar”, pois significam alguma coisa, ou por que alguém especial deu a você. Marie Kondo mostra um jeito de você saber o que você deve manter e o que você pode jogar fora sem arrependimentos!

4- Aceita!

Sabe aquele vestido que você comprou por que estava na promoção, mas nunca usou por que “ainda não teve oportunidade”? Ou aquele livro que você já leu, mas fica dizendo que um dia vai reler, pois a história é muito boa? E aquela coleção de manual de instruções que você guarda “caso algum dia precisar”? Sem contar apostilas de cursos que você já fez, aqueles xerox da faculdade do ano passado, aquele presente que você não gostou, mas você tem pena de passar pra frente… Pois é, aceita que dói menos, mas você NUNCA vai usar esses itens! Não vai, não vai, não vai!

IMG_0151

5- Todo objeto tem uma função

Cada coisa em sua casa tem uma papel: canetas servem para escrever, facas para cortar, livros para passar alguma informação ou contar um história, cartões de aniversário para de desejar coisas boas… parece óbvio, não é mesmo? Então por que continuamos guardando coisas que já cumpriram a sua função ou que não funcionam mais? Se a caneta não escreve, jogue fora, se você já leu aquele livro, venda ele, se aquela roupa não serve mais, doe para alguém! As cartas cumprem seu papel assim que você termina de ler, então já pode jogar fora também! Avalie se você realmente vai mandar aquele secador de cabelo que queimou pro concerto, ou se vai ficar guardado no armário por mais um ano. Seja sincero consigo mesmo e aceite que objetos tem um prazo de validade. 

6- Não tenha pena!

Não é a hora certa para arrependimentos. Se você comprou uma roupa cara e não ficou bem em você, aceite que você não irá usá-la! É muito triste perceber que fizemos um mal investimento, mas o dinheiro já foi gasto e não tem por que ficar ocupando seu espaço com objetos que você não gosta. Como eu falei no item anterior, todo objeto tem uma função. Se você comprou uma blusa vermelha e só depois percebeu que essa não é sua cor, você aprendeu que não deve mais gastar seu dinheiro com roupas vermelhas! Ela já cumpriu o seu papel na sua vida, que era mostrar que essa cor não fica bem em você, e já pode ir embora!

IMG_0161

No início o metódo KonMari me pareceu um pouco radical, mas com o tempo fui percebendo que tudo fazia sentido. Essas são apenas algumas das dicas que ela dá em seu primeiro livro. É um livro pequeno e rápido de ler, mas contém muita informação. No segundo livro ela se aprofunda mais no ato de organizar, falando de cada cômodo específico da casa. Recomendo muito esse livro para quem tem interesse em não apenas dar um jeito em sua casa, mas em sua vida também!

 

2 comentários sobre “Dicas de organização que aprendi com Marie Kondo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s